• Início
  • Sobre
  • Contato

Blog Primaveras

O Grupo Primaveras

Uma forma positiva de ver a vida.
Uma maneira sensível, ética e profissional de lidar com a morte.

O Grupo Primaveras nasceu em 1972 com esta preocupação: aprimorar o atendimento e a assistência funeral a toda a comunidade da região de Guarulhos, onde está implantado.

Conheça o Grupo Primaveras »

Mídias Sociais

Assine nosso feed RSS e leia nossos posts em qualquer lugar
Siga o Twitter do Grupo Primaveras e fique por dentro de tudo que rola conosco
Veja as fotos do Grupo Primaveras no Flickr
Visite os álbuns de fotos do Grupo Primaveras no Picasa
Assista aos vídeos do Primaveras no YouTube
Seja fã da nossa página do Primaveras no Facebook
Veja nossas apresentações e documentos no Slideshare

Categorias

  • Amparo psicológico
  • Apoio
  • Artigo
  • Atividade
  • Cremação
  • Curiosidades
    • A morte no Cinema
  • Enquete
  • morte
  • Nossos especialistas
  • objeto
  • pensamentos para a vida
  • Pêsame
  • Pesames
  • Procedimentos
  • Sobre

Busca

4
Mar

O significado da vela em celebrações fúnebres

por Equipe Grupo Primaveras em Artigo, Curiosidades às 16:00

As velas foram inventadas durante a pré-história e eram bem diferentes do que conhecemos. A chama era obtida através de fibras vegetais, em pratos ou cubas com gordura animal. Fonte de calor e luz, acompanhou a toda história da humanidade como utensílio indispensável no cotidano, sendo substituida, posteriormente, pela energia elétrica. Porém, o objeto ainda é um símbolo forte em algumas religiões.

Católicos:

A vela para os católicos tem um simbolismo forte. Eles entendem que a vela somente ilumina quando se consome, e isso serve de exemplo para os fiéis, que devem se gastar um pouco por dia, para tornarem-se “a luz do mundo”; Acender uma vela aos mortos significa a luz de Cristo ressuscitado e também deseja a Luz Eterna, que é Deus. Normalmente, são acesas velas de sete dias, que representam as sete virturdes de Maria, e também os sete dias de morte.

Budistas:

Quando ocorre o falecimento, as velas do oratório doméstico, chamadas de “butsudan”, são acessas, como um oferecimento de luz. Coloca-se incensos e flores perto do falecido e, em cima de uma mesa, arroz cozido, água, um vaso com flores, para que nada falte na outra vida.

Protestantes:

Por condenarem a idolatria, não aceitam o uso de velas em nenhuma cerimônia, incluindo os velórios. Eles encaram que somente Jesus representa a luz e acendê-la para homenagear um morto é equiparar ele a Cristo, o que é considerado heresia. Apenas usam flores.

Espíritas:

Não usam velas, nem flores. Para eles, o luto não existe e os familiares seguem a vida normalmente, com equilíbrio, já que a morte não é o final da vida e sim, a transição do espírito.

Judeus:

Apesar de usar velas em outras cerimônias, como o Hanuká, na cerimônia fúnebre elas são dispensadas, para não ocorrer distrações, porque precisam enterrar quem se foi o mais rápido possível, sempre com materiais simples, das vestimentas até o caixão. Elas só são acessas no primeiro ano de morte, por 24 horas, e nas visitas ao cemitério.

Em nosso site, oferecemos o serviço de Vela Virtual Primaveras, no qual você pode homenagear quem se foi acendendo uma vela. É só preencher o formulário, com a sua intenção ou homenagem, e clicar em “acender”. Na página principal, aparecerá o nome e a cidade do ente querido, e a vela fica no ar por sete dias.

Tags: budismo, catolicismo, cerimônias fúnebres, espiritismo, judaísmo, protestantismo, simbolismo, velas



Deixe um Comentário

Clique aqui para cancelar a resposta.

Antes de enviar um comentário, leia nossa Política de uso

Desenvolvido por
Blog Primaveras - Iniciativa do Grupo Primaveras - Conteúdo sob licença Creative Commons