Maria Francisca da Silva

 
Obituario-Maria-Squarespace.png

Era você pensar e Maria Francisca já vinha com a solução. A intuição aguçada de mãe revelava um instinto de proteção que só cresceu depois de herdado das filhas pelas netas. O pendor pelo cuidado manifestava-se também na cozinha: seu bacalhau, carne de panela, macarronada, maionese, farofa, gelatina de abacaxi e bolos não seguem suscitando memórias à toa. A atenção às necessidades do seu entorno era tamanha que chegava a esquecer de si.

Na infância humilde com seus cinco irmãos havia espaço e tempo para brincadeiras, mas também necessidade de ajuda nos serviços da casa. Precisou aprender cedo os caminhos da cozinha e das tarefas do lar. E também cedo, com apenas 15 anos, casou-se com Elizeu, um dos vizinhos. Juntos tiveram duas filhas, mas a falta de maturidade os impediu de construir algo mais sólido.

O segundo marido, Antonio, conheceu em uma festa de família, com ele teve mais duas meninas. Patricia, Adriana, Andréia e Monalisa vieram cada uma com três anos de diferença da outra, e a partir da chegada da primeira começaria a trabalhar fora.

A escola pública foi o seu lugar desde esses tempos até o fim da sua carreira. E conforme a saúde se complicou foi sendo readaptada no serviço. A vocação tinha mesmo a ver consigo, gostava muito de ler, de revistinhas de novela a romances ou mesmo encartes de lojas.

A diabetes lhe acompanhou desde sua última gestação, primeiro mais controlada e depois cobrando um preço cada vez mais alto. Houve tempo para curtir as duas netas, Gabriella e Eduarda, para quem não era capaz de negar nada, e também para se entregar à alegria de estar junto à família, cozinhando algo inesquecível.

Quis ter visto as netas bem encaminhadas como as filhas e ter se doado ainda mais para isso. Expressão máxima da sua índole cuidadora, sonhou em dar um apartamento para cada uma delas. A internação no Dia das Mães abreviou esses desejos. Maria amou a vida, lutando bravamente por ela por três meses no hospital até enfim descansar. Cumprira a missão.

Primaveras Digital