Além disso, ao resolver tudo na última hora, existe o risco de gastar mais com empresas mais caras, serviços que não eram necessários e acabam sendo incluídos ou a necessidade de providenciar muitas questões em pouco tempo.
Diminuir o estresse de familiares em situações delicadas
Você se lembra que dissemos lá no começo do conteúdo que, quando alguém morre, é preciso tomar mais de 80 decisões e providências urgentes? Agora imagine definir tantas escolhas em um momento de dor e de fragilidade.
Essa vulnerabilidade é comum ao receber a notícia do falecimento de uma pessoa querida. Fica muito difícil tomar as decisões de maneira tranquila e acertada, portanto contar com o plano funerário é uma alternativa para que você não precise passar por uma situação do tipo.
A empresa é especializada em tratar desses assuntos, conhece todos os procedimentos necessários e sabe exatamente quais são os passos a serem seguidos. Se você tem essa segurança, basta entrar em contato com a funerária para comunicar o óbito, passar os dados da pessoa que faleceu e receber todas as orientações sobre os próximos passos.
Questões mais burocráticas, a exemplo da documentação, do transporte do corpo e de outros aspectos importantes que já mencionamos (como a cerimônia de despedida), ficam por conta da empresa contratada. Isso já reduz grande parte dos problemas que devem ser enfrentados em um momento tão delicado e ajuda a trazer mais tranquilidade para essa dolorosa passagem.
Não se preocupar com as questões burocráticas
Como acabamos de ver, o plano funerário cobre todos os aspectos práticos que envolvem o momento da morte. Além do abalo psicológico, existe uma grande dificuldade em lidar com os procedimentos burocráticos — isso se deve ao fato de haver várias leis e normas a serem seguidas, que podem parecer confusas.
Com o suporte de uma empresa experiente, a família é poupada de resolver esses assuntos e também reduz as chances de cometer algum erro que possa trazer sérios problemas legais. É preciso haver um responsável por quem faleceu, que vai assinar os documentos e providenciar tudo o que for necessário. Quase sempre se trata da pessoa mais próxima, que é também a que tem mais chances de se abalar pela perda.
Poder passar pelo momento de luto ao lado das pessoas queridas
Quando um familiar morre, é importante estar ao lado das pessoas próximas para receber e oferecer apoio. O suporte ajuda a trazer uma maior sensação de segurança e amparo para essa situação tão difícil. Porém, se for preciso resolver todos os assuntos relacionados ao falecimento, não é possível ter esse tempo ao lado dos parentes.
Ao receber a notícia do falecimento, é necessário ter um tempo para processar o acontecido, refletir a respeito e também sentir a tristeza, vivenciando o luto de maneira saudável. As conversas ou os abraços silenciosos são fundamentais na hora da perda e fazem parte do processo de despedida.
Em muitos casos, é preciso receber familiares que moram em outras cidades ou com os quais você não se encontra há algum tempo para a cerimônia, por exemplo. Ao precisar resolver outros tantos assuntos, não será possível estar presente nesses momentos essenciais.
Ter um luto saudável
De acordo com psicólogos, o luto é saudável e necessário. É preciso vivenciar esse momento com calma, se permitir chorar e sentir todas as emoções que fazem parte da situação da perda. Porém, quando há o dever de providenciar certidões, declarações, cerimônias e outros assuntos fundamentais, é necessário conter as emoções e raciocinar de maneira prática.
Esses sentimentos reprimidos e a imposição de resolver as obrigações legais relacionadas ao óbito podem levar a traumas e doenças psicossomáticas. Por isso, o plano funerário oferece suporte na hora em que você mais precisa, para que possa se dedicar apenas às suas emoções e ao cuidado com as pessoas que ama.
Os primeiros momentos após a morte são importantes para as pessoas que ficam, pois é quando a notícia será processada e se iniciará o luto. Ocupações excessivas podem adiar as fases que fazem parte desse processo, o que não é bom para o psicológico.
Contar com uma assistência completa
Com a leitura deste conteúdo, você deve ter percebido que são muitos os assuntos a serem considerados quando acontece o óbito de uma pessoa próxima. Isso inclui os aspectos legais, como atestados e certidões, mas também escolhas que envolvem as homenagens, o conforto da família e a possibilidade de realizar uma despedida que respeite as características da pessoa que se foi.
Quando você conta com um plano funerário, tem a cobertura completa de todos esses cuidados necessários. Assim, não é necessário ir até muitos estabelecimentos diferentes para resolver os assuntos que surgem, pois o pacote envolve tudo o que é preciso para ter tranquilidade nessa hora.
Evitar cair em golpes
A dica que já demos sobre a escolha cuidadosa da funerária com a qual será fechado o pacote é importante para evitar problemas quando precisamos do serviço. Os riscos serão muito maiores se você precisar definir a empresa de última hora, sob forte pressão emocional.
Os serviços funerários só devem ser feitos por empresas autorizadas para isso, que respeitem todas as leis relacionadas ao cuidado e à dignidade das pessoas. O planejamento antecipado de onde esses serviços serão realizados é fundamental para evitar golpes e prejuízos.
Garantir uma boa despedida
Uma das vantagens de pensar no serviço funeral de maneira preventiva é observar como são feitas as cerimônias e o espaço destinado a isso, o que inclui o pacote (entre outros aspectos importantes).
A preparação faz toda a diferença para que a família se sinta acolhida e confortável. Quando a despedida é realizada em um local bonito e aconchegante, com um tratamento delicado e cuidadoso em relação à pessoa que se foi, a dor da perda é amenizada. Isso ajuda a acalmar a mente e traz mais serenidade para um adeus tranquilo.
Além do espaço com as condições básicas adequadas, como banheiros, água e alimentos leves, é importante que o local proporcione um atendimento atencioso. Escolher um lugar que tenha empatia em relação ao luto é uma maneira de cuidar da família, pois se tem a certeza de que ela será amparada no momento mais difícil.
O respeito às religiões também é fundamental. O local deve contar com espaços para as orações e permitir que as famílias realizem a cerimônia dentro de suas crenças — o que pode ser conversado previamente para evitar situações desconfortáveis.
Contar com grupos de apoio
Existem agências funerárias que trabalham com muita empatia no acolhimento antes, durante e depois do serviço funeral. Isso inclui o apoio emocional para lidar com uma situação tão difícil.
É possível encontrar, por exemplo, empresas que realizam palestras sobre a morte, para que ela deixe de ser um tabu e seja encarada de maneira mais tranquila. Esse processo é interessante para quem sente muito medo de morrer ou perder alguém.
Da mesma forma, as palestras podem acontecer no sentido de discutir a respeito do luto, da dor da perda e das formas de expressar o amor ou a saudade. O apoio de profissionais e as informações que ajudam a entender melhor os próprios sentimentos podem ser importantes para que a situação seja vivenciada com mais serenidade.
Os grupos de apoio também podem ser boas opções. Trata-se de uma ótima oportunidade para conhecer outras pessoas que estejam passando pelas mesmas dificuldades, contar a própria história ou apenas ouvir. Isso faz com que o indivíduo em luto se sinta menos só e consiga desabafar a respeito do seu sofrimento com um grupo que entende a sua dor.
Ter a possibilidade de fazer uma homenagem mais bonita
O cuidado antecipado permite escolher as homenagens a serem realizadas, para que seja transmitido todo o amor que a família sente por quem se foi. As empresas são experientes em realizar uma decoração personalizada e capaz de representar as características da pessoa que faleceu.
Funerárias mais humanizadas se preocupam em cuidar das memórias, para prestar uma bonita homenagem àquela pessoa tão querida. Uma delas é a caixa de memórias que fica instalada no jazigo, com resistência aos efeitos climáticos, e permite que a família coloque objetos importantes para a lembrança da pessoa.
A lápide também pode ser personalizada, de forma a representar com carinho aquele familiar querido que exerceu em vida um papel único. É possível colocar uma frase, fotografia e até QR Code que dê acesso a uma página individual de homenagem virtual.
Com isso, vemos o quanto é importante ter uma assistência quando se vivencia a perda de alguém querido, o que torna necessária a prevenção com um plano funerário. Esse cuidado faz com que sua família seja amparada e acolhida no momento mais difícil, o que permite que a situação seja vivenciada com mais tranquilidade e ao lado das pessoas que ama.
Você pode contar com os planos funerários do Grupo Primaveras e todo o nosso atendimento humanizado para oferecer o suporte de que sua família precisa nessa situação tão delicada.
Entre em contato e conheça nossos serviços.